27.7.12

Jornalismo online: Cursos alternativos


Cursos alternativos: bem-estar e diferencial empregatício

O mercado de trabalho e a atribulação do dia-a-dia exigem cada vez mais das pessoas. Realizar um curso técnico pode parecer uma solução, mas já é algo comum e não ensina algo básico que as empresas mais cobram: convivência com as pessoas. Cursos alternativos podem ser a resposta para aqueles que desejam aprender algo novo e melhorar a relação intra e interpessoal.

No centro de Campinas funciona o Núcleo Cultural AlquimiA, um espaço cheio de verde que proporciona diversos cursos, entre os quais desenho, cerâmica e ioga. “Nós queríamos montar um oásis em meio ao caos” revela um dos idealizadores do Núcleo, Márcio Spezi.

Grande parte dos alunos do curso de desenho pretende seguir carreira na arquitetura, o que não é o caso de Caroline Manhani, de 15 anos. “Gosto de desenhar porque sou “estouradinha” e assim me acalmo” conta. Nelson Ribeiro, 50 anos, é despachante aduaneiro da alfândega, e desenha há dois anos. “Faço por hobby, e desde que comecei, meus problemas de timidez diminuíram bastante, pois desenhar traz segurança, deixa mais a vontade”.

 Fábio de Bittencourt, professor de desenho do Núcleo e mestre em artes visuais, acredita que a prática trabalha um lado do cérebro que exige sensibilidade e que devido ao contato com outras pessoas, proporciona uma melhora nas relações interpessoais.

Para conseguir se relacionar com os outros, é preciso estar bem consigo mesmo. Para tanto, muitas pessoas recorrem ao Reiki, terapia que se baseia na canalização de energia através da imposição das mãos para proporcionar o equilíbrio, seja mental, espiritual ou físico. 

“As pessoas sentem o Reiki funcionando, pois alivia as tensões, o stress, deixando a pessoa relaxada e equilibrada. O propósito do curso é o auto-atendimento, que também se espalha para a família e amigos do aluno” afirma a terapeuta Sônia Arendt, 50 anos, do Núcleo de Reiki e Terapias Complementares.

Outra terapia que pode ser utilizada tanto no praticante quanto em outros é a auriculoterapia, que acha os pontos correspondentes à partes do corpo nas orelhas, e as estimula com pequenos objetos circulares (como sementes ou agulhas) para aliviar dor e tensão. “Se essa técnica fosse mais difundida, muitas pessoas deixariam de comprar tantos remédios para tratar dores” afirma o professor e fisioterapeuta Thiago Nishida, da Clínica Vida Terapia.

“A auriculoterapia é mais um recurso para a fisioterapia, para tratar a dor” afirma o aluno e fisioterapeuta Maurício Gut. “É um diferencial no tratamento tanto de adultos quanto de crianças” completa a também fisioterapeuta Michele Pereira.

Informações dos cursos:

Núcleo Cultural AlquimiA – tel.: 3233.0387

Cursos: Teatro de bonecos, Teatro, Cerâmica, Dança do Ventre, Violão, Teclado, Desenho, Pintura, Dança de Salão, Yoga, Bonsai, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano.


Clínica Vida Terapia – tel.: 3029.0714

Cursos: Shiatsu, Massagem Anti-stress, Auriculoterapia, Quick Massage, Auriculoterapia para Podologia.


Núcleo de Reiki e Terapias Complementares – tel. 3231.2287

Cursos: Reiki, Shiatsu, Shantala, Essências Florais e Vibracionais “Luz de Kwan Yin”

0 comentários:

Postar um comentário